Menu Fechar

ORNELLA DE LUCCA

A soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca concluiu os estudos no grau de Mestre em Artes pela Universität Mozarteum de Salzburg, Áustria, em Novembro de 2021. Graduou-se em Bacharelado em canto pela mesma universidade em 2018. Cursou Ópera na classe dos professores Gernot Sahler e Alexander von Pfeil, Lied com o renomado barítono Wolfgang Holzmair e estuda canto com a soprano estadunidense Barbara Bonney. Destacou-se em produções da Classe de Ópera do Mozarteum como “Olympia” nos “Contos de Hoffman” de J. Offenbach e “Leocadia” em “Reigen” de P. Boesmans. Durante Seus estudos pôde participar de vários projetos junto ao “Mozart Opera Institute” (MOI), um programa da universidade fundado e organizado por Joseph Wallnig, que tem como foco a prática de performances históricas dos períodos barroco tardio e clássico. Junto ao MOI interpretou os papéis “Mademoiselle Silberklang”, na ópera “Der Schauspieldirektor” de W. A. Mozart e “Atalanta” em “La Corona” de C. W. Gluck. Participou duas vezes do Masterclass internacional Innsbruck Barock, Áustria, no curso de teatro e interpretação histórica com a notável professora Margit Legler. Em produções da Universität Mozarteum, interpretou os papéis “Serpina” em “La Serva Padrona” de G. B. Pergolesi, e “Fanny” em “La Cambiale di Matrimonio” de G. Rossini.
Em Julho de 2022 participou da Accademia Chigiana em Siena, na Itália, estudando na classe do renomado tenor italiano William Matteuzzi e durante o curso debutou o papel de “Sofia” na ópera “Il Signor Bruschino” de G. Rossini, produção que foi efetuada em conjunto com a classe de regência dos professores Daniele Gatti e L. Acocella. Apresentou-se também na cerimônia de inauguração da mesma academia em Julho de 2021 como cantora solista na obra „Pulcinella“ de I. Stravinsky, regida pelo maestro italiano Daniele Rustioni. Desde 2020 Ornella de Lucca vem participando em diversos recitais e apresentações no Brasil. Participou como solista na “Paixão segundo São João” de J.S. Bach juntamente com a orquestra e o coro da Camerata Antiqua de Curitiba, regida pelo maestro Abel Rocha, e se apresentou inúmeras vezes na Prefeitura de Curitiba. Cantou como musicista solista do projeto “Bravíssimo Concertos” em turnês sob direção de Liana Justus. Também participou de diversos concertos com o coro masculino Ottava Bassa, dirigido pelo tenor brasileiro Alexandre Mosquier.
Participou como solista na Oficina de Música de Curitiba em 2021 no recital “Twelve Poems of Emily Dickinson by Aaron Copland” e em 2022 no Recital de Canto e Piano “Compositores europeus no período da independência do Brasil”. Em Dezembro de 2021 debutou o papel „Despina“ na ópera „Così fan tutte“ de W.A. Mozart em Kavala, na Grécia, durante o festival Cosmopolis, organizado pela soprano grega Alexia Voulgaridou, pelo diretor cênico grego Constantinos Contocristos e regido pelo maestro grego Ioannis Protopapas.
Em 2019 na ópera “Le pardon de Plöemel” de Meyerbeer interpretou a personagem “Dinorah” no Landestheater em Linz, Áustria, além de “Rosina” no “Il Barbiere di Siviglia” de G. Rossini durante o Operastudio “Arte in Scena” na Isola del Giglio, Itália, dirigida pelo maestro Matteo Bariani. Em sua cidade natal, no início dos seus estudos, interpretou os papéis “Gerardino” na ópera “Gianni Schicchi” de G. Puccini durante a Oficina de Música de Curitiba e ‘uma Flor’ na ópera brasileira “A Vovozinha”, de Benedito Nicolau dos Santos.
Ornella de Lucca começou seu estudo muito jovem na sua cidade natal de Curitiba (Paraná), Brasil, com a renomada soprano Neyde Thomas e posteriormente com a soprano Luciana Melamed. Estudou piano com a pianista Olga Kiun e teoria musical com o renomado professor e maestro brasileiro Osvaldo Colarusso. Antes de se transferir para a Europa em 2013, cursou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em Curitiba, na classe da mezzo-soprano Denise Sartori. Lá pôde participar de várias produções, dentre as quais “The Mikado” e “Trial by Jury”, de Gilbert & Sullivan, e “Monsieur Choufleuri Restera Chez Lui” de J. Offenbach. Participou também de vários Masterclasses internacionais com personalidades como William Matteuzzi, Carlo Colombara, Claudio Desderi, Mariana Cioromila, Evelyn Tubb, Grace Bumbry, Rio Novello, dentre outros.